Blog | 14/05/2019

Concresul, Unisinos, GCP E Chies Incorporadora testam aditivo para concreto de alta fluidez

A obra da Chies Incorporadora em Porto Alegre - edifício residencial, com 256 m² de pavimento tipo, elementos estruturais como vigas e pilares situados nas extremidades, fazendo com que a planta seja, praticamente livre - foi o cenário escolhido para o teste de aplicação do Concera. Um aditivo superplastificante formulado com polímeros que modificam a reologia do concreto e a coesão e também aumentam a resistência a segregação.

Foi realizado um comparativo em laje tipo utilizando-se tecnologia de concreto bombeável regular e aplicação de concreto de alta fluidez controlada (Control Flow Concrete - CFC).

O CFC foi desenvolvido com a finalidade de produzir concretos de alta fluidez, com coesão e resistência a segregação, para aplicação em sistemas de formas metálicas e, pela primeira vez no Brasil, produzido pela filial da Concresul de Porto Alegre, foi utilizado como alternativa para aplicação em sistema de formas tradicionais.

A utilização do aditivo em paredes de concreto ocorre há um ano e meio. Trata-se de uma tecnologia recente e a primeira utilização nacional em um sistema convencional de formas foi realizado pela Concresul.

Os diferenciais observados até agora passam pela excelente manutenção de consistência da central até a obra; maior rapidez e facilidade de aplicação; melhora no acabamento superficial; redução de mão de obra envolvida na etapa de concretagem; e redução de ruídos provenientes de vibradores.

As quatro marcas envolvidas: Concresul, Unisinos, GCP e Chies Incorporadora já estabelecem parceria há algum tempo e estão sempre à procura de novas tecnologias que possam contribuir para a melhora da construção civil.

#Tags