Blog | 16/06/2021

Projeto Inédito com Diferenciais Construtivos

Com o Piazza Salton, Bento Gonçalves e região recebem projeto inédito que combina diferenciais arquitetônicos, preservação do patrimônio histórico e sustentabilidade. Um empreendimento ‘mixed-use’, que integra shopping a céu aberto com uma torre residencial eterá 37.224m2 de área construída.

Foi concebido a partir da valorização da cultura e do turismo local, oferecendo espaço de convivência à comunidade, contemplando uma praça interna que comporta eventos para um público de 1.000 pessoas em pé ou 400 pessoas sentadas. No subsolo haverá uma garagem rotativa com capacidade para 1.500 veículos/dia.

Muros e telhados vivos, aproveitamento de água da chuva, placas fotovoltaicas, iluminação led e muita iluminação natural traduzem a sustentabilidade do empreendimento. O Eng. Cedamir Poletto, diretor da Construtora Poletto Ltda., empresa responsável pela elaboração do projeto e pela execução e gerenciamento da obra, destaca que a obra apresenta diversos desafios, começando pela sua localização ser em área central, exigindo cuidados especiais em relação às

condições de logística, agravado pela necessidade de preservação das paredes históricas existentes.

Também foi necessário a construção de cortinas especiais, do tipo atirantadas para contenção

das escavações junto ao alinhamento da rua e nas divisas com vizinhos. Outra demanda desafiadora foi a contenção do entorno da chaminé histórica, onde foram utilizadas estacas raiz, com perfis metálicos atirantados e placas de concreto pré-fabricadas. A grande quantidade de escavação em rocha (60.000 m³), com profundidades que atingiram 23m junto à rua e mais de 10m próximo às paredes históricas, exigiu cuidados especiais, fazendo com que se utilizasse pequena quantidade de explosivos em cada detonação (em média, uma detonação a cada 3 minutos); provavelmente, em nível de Brasil, foi um dos maiores volumes de escavação em rocha no centro de uma cidade nos últimos tempos.

Os números da obra são superlativos, sendo estimado o consumo de 1.700 caminhões de concreto e mais de 1 milhão de quilos de aço.

A Concresul é parceira neste empreendimento, buscando soluções inovadoras para cada etapa da obra.


#Tags